terça-feira, 2 de junho de 2020

Vidas negras importam.

Este blog teria o intuito de ser somente voltado para a arte, mas depois de tanto tempo calada perante aos acontecimentos em nosso país e mundo foi impossível ficar quieta, calada, sem nenhum tipo de posicionamento em meio a essas ações desumanas que estamos vivendo. Infelizmente nosso país está se revelando cada vez mais, um país genocida sem nenhum respeito às classes, cor de pele e opção sexual. A cada 23 minutos um jovem negro morre e o pensamento de uma maioria ainda é "morreu porque estava aprontando" ou "morreu porque não estava na igreja", por tais motivos ele merecia. nunca encontramos notícias de que uma pessoa branca foi morta por engano ou por bala perdida que ''acidentalmente'' entrou em sua residência. Não podemos nos calar nessa situação. Devemos nos posicionar contra os assassinatos de pessoas negras.


2020 está sendo um ano conturbado, diversas pessoas ''acordando'' e finalmente tendo seu devido lugar de fala( um salve à Djamila Ribeiro). Em pleno século XXI ainda existe racismo? Racismo, preconceito com qualquer tipo de situação é mais antigo do que relação amorosa mal resolvida. Agora irei mostrar alguns acontecimentos de assassinatos de pessoas negras que foram mortas sem a menor explicação.





 

Este da imagem acima é o George Floyd um afro - americano que morava em uma cidade chamada Minneapolis que morreu no dia 25 de maio de 2020, depois que um policial chamado Derek Chauvin ajoelhou-se em seu pescoço por aproximadamente 8 minutos enquanto o homem estava deitado de bruço em meio à rua, causando, assim uma asfixia. Mais um homem, negro, com família e inocente sendo morto por policiais brancos. O problema não são as fardas policiais e sim quem as vestem. Sua morte não ficou por isso mesmo, está causando protestos anti- racista no mundo inteiro.






 Este é João Pedro de 14 anos, NEGRO, morto em uma operação policial em São Gonçalo. O adolescente foi levado para a zona sul do Rio de Janeiro. Parentes afirmam que foram impedidos de subir no helicóptero então seguiram sem notícias, mas infelizmente o menino chegou no local sem vida. 






 

Este da imagem acima é Evaldo Rosa dos Santos trabalhador, músico, pai de família e NEGRO, morto aos 51 anos. Segundo os próprios, alvejado com 80 tiros e com esse cenário completamente absurdo para tal ação o comando militar do Leste afirmou em nota que os militares agiram em ''legítima defesa'' e o pior comentário mencionado foi ''agimos por engano''. Os militares também feriu o  sogro do Evaldo, os outros passageiros do carro nada sofreram, uma pessoa que passava pelo o local também foi alvejada tentando ajudar as vítimas. Em legitimação vem o discurso do governador Wilson Witzel que não foi nada respeitoso, disse: ''a policia tem que mirar na cabecinha e matar''. É isso que o governador diz para as famílias dos negros que são mortos ''por engano''? O delegado da DH Leonardo Salgado se pronunciou causando revolta para as pessoas, dizendo as seguintes palavras: "Foram diversos, diversos disparos de arma de fogo efetuados, e tudo indica que os militares realmente confundiram o veículo com um veículo de bandidos. Mas neste veículo estava uma família. Não foi encontrada nenhuma arma [no carro]. Tudo que foi apurado era que realmente era uma família normal, de bem, que acabou sendo vítima dos militares". Não sendo uma ''família de bem'' então o  carro seria passível de fuzilamento? Infelizmente sim. 



Esses são três dos casos que acontecem todos os dias nas nossas vidas. E nem venha me dizer que isso é vitimismo, não bota a culpa em mim pra encobrir o seu racismo. São vidas, são pessoas, são seres humanos, sangue derramado no chão. O pior disso tudo é que são pessoas inocentes que sempre tem alguém esperando ansiosamente para que elas voltem para casa. Tem povo preto morrendo! Tem governo branco fechando os olhos sem tomar providências. Tudo em nome da economia. Tem uma nação sendo morta nas mãos da incompetência fardada,que se julgam poderosos,mas que despostos das fardas nada são. São nações escravizadas e culturas assassinadas e mesmo assim não estamos tendo liberdade de expressão quanto a isso, quando postamos algo, somos banidos das redes sociais pois alegam que estamos incitando o ódio. E quando as pessoas NEGRAS são mortas e as pessoas BRANCAS postam de forma pejorativa ou satisfeitos com o ocorrido? Se isso não é censura, qual é o nome que daremos a isso? Queremos liberdade! Queremos o fim do fascismo! Queremos o fim do racismo e de qualquer outro tipo de preconceito. Somos humanos. Sem justiça então não haverá paz!

Marielle presente! 
Dandara presente! 
Chica da Silva presente!

''A carne mais barata do mercado
É a carne negra
Tá ligado que não é fácil, né, mano?''

(A carne - Elza Soares)  

10 comentários:

  1. Que puta texto!!!!
    Obrigada por escrever com a alma.
    Temos sim que lutar por um país melhor. Sem racismo ,sem preconceito sem acepção.
    Queremos ser livres!!!

    ResponderExcluir
  2. Incrivel! Necessário!

    ResponderExcluir
  3. Uaaau arrasou belas e sábias palavras, não podemos nos conformar nem aceitar tamanha injustiça como tem sido com os negros pobres..... isso é revoltante temos que lutar por igualdades. Que possamos lutar sempre

    ResponderExcluir
  4. Que possamos fazer a diferença e lutar por igualdades 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Arrasou,,,🙏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Parabéns palavras muito bem colocadas, arrasou, muito triste essa real situação que ainda existe no mundo inteiro, pessoas inocentes , trabalhadores de família , que lutam por uma vida melhor, e acabam assim que situaçao triste.

    ResponderExcluir

Vidas negras importam.

Este blog teria o intuito de ser somente voltado para a arte, mas depois de tanto tempo calada perante aos acontecimentos em nosso país e...