terça-feira, 1 de agosto de 2017

De frente com Frida!!

Como o assunto aqui no blog está sendo focado em arte: Acho justo que Frida Kahlo tenha o seu espacinho aqui também, como uma grande artista e apaixonada pela a arte assim como alguns leitores e até mesmo eu! Frida pode ser considerada uma mulher de frente de seu tempo. Ela se tornou um ícone no mundo feminino na década de 50.


Frida Kahlo foi uma feminista e incorporou com muita força seus símbolos mexicanos e indígenas em sua arte. Se você estiver precisando de inspiração,te convido a conhecer essa grande mulher! Frida tinha angústias e dificuldades, foi daí que  suas fotografias e artes tiveram a inspiração própria. Quando criança, Frida contraiu poliomielite que deixou uma lesão no seu pé esquerdo, e ganhou o apelido de 'Frida perna de pau'. Logo mais tarde em 1925, sofreu um acidente que teve múltiplas fraturas  e foi preciso fazer 35 cirurgias, durante algum tempo ficou presa á sua cama com problemas de coluna,foi quando começou a pintar e retratar as suas angústias. Ela dizia "Por eu ser jovem o infortúnio não assumiu o caráter de tragédia: eu sentia que tinha energia suficiente para fazer qualquer coisa ao invés de estudar para virar médica"


Na maioria de suas obras Frida autorretratou: os medos, as angústias e principalmente o amor condicional que sentia pelo seu marido Diego Rivera, com quem se casou em 1929. Não poderíamos deixar de falar de seu marido Diego Rivera, um homem mais velho, muralista que Frida teve um relacionamento explosivo e sua família tentou opor isso. Os dois viveram um relacionamento de uma forma intensa muito difícil de explicar. Após altos e baixos em seu relacionamento com Diego , Frida sofreu três abortos, não é atoa que em uma de suas litografias mais famosas reflete a imagem de uma mulher anatomicamente estudada. 

Frida era bissexual. Em uma biografia escrita por Haydden Herrera não fica explícita que Frida era bissexual, que ela interpreta curiosidade estimulada ou até negligência de Diego: "Rivera estimulava os casos homossexuais de Frida" ela escreve. Na madrugada do dia 13 de julho de 1954, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi encontrada morta dentro de casa, morreu aos 47 anos. As últimas palavras encontradas em seu diário foi:" Espero que alegre minha partida e espero retornar nunca mas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vidas negras importam.

Este blog teria o intuito de ser somente voltado para a arte, mas depois de tanto tempo calada perante aos acontecimentos em nosso país e...