quinta-feira, 3 de agosto de 2017

"Eu sou mesmo exagerado..."

ESSE É O CARA! Reservei esse espacinho para falar de Agenor de Miranda Araújo Neto, mas conhecido como Cazuza. Ele foi compositor,poeta e letrista brasileiro, nascido no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1958. Primeiramente foi conhecido como vocalista e letrista da banda Barão vermelho na banda que foi bem sucedida a parceria com Roberto Frejat. Posteriormente Cazuza seguiu carreira solo, sendo clamado pelas críticas como um dos principais poetas da música brasileira.

Cazuza foi conhecido por ser polêmico e rebelde tendo comentado em uma de suas entrevistas sobre sua sexualidade (bissexual). Em 1989 declarou que contraiu a doença HIV sendo causador da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

Filho de João Araújo (1953-2013) e de Lucinha Araújo. Cazuza recebeu o apelido antes mesmo de nascer, em sua infância Agenor ou como conhecido Cazuza não sabia seu nome de batismo por isso teve bastante problemas na escola por não responder as chamadas.Mas tarde Cazuza descobre que seu compositor predileto (Cartola) também se chamava Agenor (Na verdade é Angenor por erro de cartório) ai que Cazuza finalmente aceita seu nome!!

Cazuza sempre teve contato com a música e influenciado pelo os grandes da música brasileira ele tinha preferência nas músicas dramáticas e melancólicas.Ele também era um grande fã da grandiosa Rita Lee para quem chegou a compor a letra da música "Perto do fogo" na qual Rita musicou.Sua mãe Lucinha também cantava e já gravou três discos. 

A AIDS se manifestou em 1987; Cazuza foi internado com pneumonia e um breve teste revelou que Cazuza seria soropositivo. Em outubro Cazuza foi internado em uma  clínica no Rio de Janeiro e foi tratado por medicamentos de AZT em New England (Boston) ao visitar o Brasil  no começo de dezembro de 1987 começou as gravações de um novo disco ''ideologia'' em 1988.

Em  outubro de 1989 depois de quatro meses de tratamento em São Paulo,Cazuza voltou novamente para Boston que ficou até março de 1990, No dia 7 de julho Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela a AIDS. Em seu enterro, apareceu mais de mil pessoas contando entre seus amigos e fãs, coberto de flores foi levado a sepultura pelos seus ex - companheiros do Barão Vermelho. Sobre seu túmulo aparece o título ''O tempo não para" e a data de seu nascimento e morte. Nada mais conta a não ser o seu grande famoso codinome. No ano seguinte foi lançado um álbum póstumo "Por ai". Suas músicas ainda rola em mentes brasileiras até hoje!!!! 

ETERNO CAZUZA!!!! 

Um comentário:

  1. O tempo não para !!!!
    Grande homenagem ,amo cazuza ele era e sempre será o cara❤️

    ResponderExcluir

Vidas negras importam.

Este blog teria o intuito de ser somente voltado para a arte, mas depois de tanto tempo calada perante aos acontecimentos em nosso país e...