segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Débora, uma mãe de Israel.

Conhecida como a mãe de Israel, a profetisa e juíza Débora, por volta de 1150 a.C,reorganizou as tribos de Israel para derrotar o rei Jabin de Canaã e seu comandante militar, Sísara, na grande planície de Jazrael, banhada pelo rio Kishon, perto de Megido. Essa vitória uniu tribos autônomas e dispersadas de Israel. 

Issacar, Zabulon e Neftali, do Norte, e Efraim, Benjamim e Manassés do Sul - com o elemento unificador da religião, e trouxe 40 anos de paz. 

A história é dramatizada vividamente na ode triunfal Cântico de Débora, no capítulo 5 do livro dos Juízes do Velho Testamento da Bíblia. 

Os ''juízes'' bíblicos eram pessoas que lutavam pela liberdade, conhecido não apenas por seus sábios julgamentos legais e religiosos, mas também por sua liderança militar. Débora, a única juíza entre tantos homens, era casada com Lapidot e vinha da tribo de Issacar, que habitava na região entre Betel e Ramá. Débora convocou e instruiu a movimentar um exército de dez mil homens para ir ao encontro de Sisara. Barac só concordou em fazê lo com a condição de que ela o acompanhasse, o que ela fez prevendo que é nas mãos de uma mulher que Iaweh entregará Sísara. Os israelitas expulsaram o inimigo e Sísara fugiu á pé. Enquanto dormia na tenda de Heber, Jael esposa de Heber, matou Sísara com uma estaca da tenda, cumprindo, assim, a profecia de Débora. Para comemorar o acontecimento Débora compôs o Cântico de Débora. Por mais antigo escrito da bíblia e o mais sofisticado de todos os antigos cânticos de guerra, esse é tido pelo os estudiosos como uma obra prima da poesia judaica consideradas umas das odes mais refinadas da literatura mundial cantando sempre por Débora no festival anual que se seguiu á vitória, quando as pessoas ofereciam presentes em ação de graças Iaweh, e também um documento de grande importância histórica para nosso conhecimento da história de Israel. Além disso, é único pelo fato de duas mulheres Débora e Jael aparecerem como heroínas. 

Um comentário:

  1. Gostei do texto. Débora foi sem dúvida umas das mulheres mais sábias citadas na bíblia. Forte, corajosa e ciente dos propósitos de Deus para o povo. Que sejamos Déboras, sábias, perseverantes e certas do propósito de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Vidas negras importam.

Este blog teria o intuito de ser somente voltado para a arte, mas depois de tanto tempo calada perante aos acontecimentos em nosso país e...